sábado, 29 de dezembro de 2012

O que não te mata, te faz mais FORTE!!!!!!!!!

Na última postagem, falei em pouca linhas sobre uma grande paixão minha, a de lidar com saúde e mais especificamente com pacientes oncohemato ( pacientes com leucemia).
Não sei até que nível você sabe o que é a doença, e hoje eu não vou dar explicações maiores, mas senti o desejo muito intenso de mostrar um vídeo lindo pra vocês. Vou falar um pouco mais depois do vídeo e pelos próximos dias, mas eu queria que antes você visse esse vídeo, que se passa dentro de um hospital brasileiro, mas que não mostra tristeza, pelo contrário, é um cenário lindo de muito amor.
Vamos lá!!!!!!!

Há 6 meses atrás, enquanto eu passeava pelo Facebook, encontrei uma postagem de um lindo menino que naquele dia completava 7 anos, diferente de muitas das nossas crianças, não estava num Buffet, num parque, num shopping, ... sua festa acontecia dentro de um hospital, mais precisamente dentro do seu quarto de internação. O motivo dessa cena, era que ele tinha leucemia, a doença tinha desestruturado sua família, tinha derrubado seus lindo cabelos loiros, tinha inchado seu corpinho, mas não tinha sido capaz de arrancar o seu lindo, inocente e doce sorriso.
Os dias foram passando, eu havia sentido um amor tão grande por ele e família que não conseguia mais ficar sem receber noticias, acabei virando tia dele (de coração), uma expert no assunto, uma devoradora de livros, filmes, publicações a respeito do tema, e como alguns decidiram chamar, uma "caçadora de medula", e é exatamente nessa parte que eu queria chegar.
A leucemia é um tipo de câncer que em alguns casos pode ser tratável com quimioterapia apenas e ser obtida a cura total, ... mas existem casos, assim como foi o do meu sobrinho em que as quimios e radioterapias não surtem o efeito esperado e é necessário o transplante de medula óssea, simples assim, não?!? Você transplanta e pronto a doença vai embora!
NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!
A realidade não é tão simples assim, necessitar de um transplante de medula é mais desesperador do que alguém possa imaginar, ... primeiro são feitos exames nos pais, irmãos do paciente e caso eles sejam compatíveis, vamos a transplante, caso não haja compatibilidade (acontece muito frequentemente), o paciente entra num registro chamado REREME (paciente) e REDOME (doadores) - um registro nacional de doadores, onde vai se buscar alguém que tenha as mesmas características, e que seja acima de 80% compatível. As chances giram em torno de 1 a cada 100.000, é mais ou menos como buscar uma agulha no palheiro, tente se imaginar nessa situação, sabendo que cada dia é um relógio contra você.
A questão toda aqui é, VOCÊ que está lendo esta postagem agora, sabia que você pode ser o responsável por salvar uma vida?!? Sim, você mesmo! É muito simples, e fique tranquilo, você não vai sofrer pra se tornar um doador.
Na verdade a princípio você só precisa buscar um hemocentro na sua cidade e dizer que gostaria de fazer o cadastro de doador, eles vão coletar 5ml de sangue (se estiver doando sangue, eles coletam esses 5ml junto, nem precisa fazer 2 procedimentos), esta amostra segue para análises e a partir de então você estará integrado ao REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), caso haja no Brasil, ou no mundo, um paciente que se enquadre nas mesmas características (HLA), uma assistente social entrará em contato com você, serão feitos exames que atestarão a sua saúde em doar, você passará por entrevistas na quais decidirá se deseja realmente doar e enfim, poderá salvar a vida de uma criança, jovem, adulto que aguarda ansiosamente por você!

REFLITA SOBRE ISSO, VOCÊ PODE DAR UM 2013 CHEIO DE ALEGRIAS E ESPERANÇAS PARA ALGUÉM QUE AGUARDA ANSIOSAMENTE POR TI!

Informações sobre a doação de Medula Óssea neste link: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=64

Endereços de Hemocentros onde você pode se cadastrar:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=2146

*Na postagem eu falei sobre a doação de medula como cura para a leucemia, mas existem alguns tipos de anemias e outras doenças mais que dependem de um doador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário